Morfologia e taxonomia vegetal

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Pré-Requisitos: -

Ementa:Fornecer conhecimentos relacionados à Morfologia e Taxonomia Vegetal abordando a organização e morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos; os sistemas de classificação e as regras de nomenclatura botânica, noções de técnicas de coleta de material; serão priorizados os estudos taxonômicos das espécies cujas famílias são de importância zootécnica.

Bibliografia Básica:

BARROSO, G. M.; GUIMARÃES, E. F.; ICHASO, C. L. F. et al. Sistemática de Angiospermas no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora/USP, 1978. Volumes 1, 2 e 3.

ESAU, K. Anatomia das plantas com sementes. São Paulo: EDUSP, 1974.

ESAU, K. Anatomia vegetal. Barcelona: Ediciones Omega, 1985.

FERRI, M. G.; MENEZES, N. L.; SCANAVACCA, W. R. M. Glossário ilustrado de botânica. São Paulo: EDUSP, 1978.

FOSTER, A. S.; GIFFORD, Jr., E. M. Comparative morphology of vascular plants. San Francisco: Ed. W.H. Freeman and Company, 1974.

JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1977. 777p.

KISSMANN, K. G. Plantas infectantes e nocivas. São Paulo: BASF Brasileira S/A, 1997. Volumes 1, 2 e 3.

MORANDINI, C. Atlas de botânica. São Paulo: Livraria Nobel S/A, 1973.

RADFORD, A. E. et al. Vascular plant systematics. Harper & Row, 1974.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. KRAUS, J. E. Trad. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1996.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. KRAUS, J. E. Trad. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1996.

VIDAL, W. N.; VIDAL, M. R. R. Botânica – organografia. 3. ed. Viçosa, MG: Imprensa Universitária da Universidade Federal da Viçosa, 1984.