Infra estrutura

Descrição dos Laboratórios utilizados pelo Curso de Zootecnia:

 

1- Biblioteca Flor do Cerrado (Campus Jatobá) – Inaugurada em dezembro/2017, disponibiliza acervo vasto e especializado na área de Zootecnia e Ciências Agrárias disponível para consulta local e/ou empréstimos, área de estudos (individuais e em grupo), laboratório de informática (Centro de Informática e Apoio Didático - CIAD) além de diversos serviços prestados à comunidade acadêmica (banco de teses e dissertações, capacitação de usuários, produção de ficha catalográfica e DOI, obtenção de cópias dos artigos de periódicos especializados, nacionais ou estrangeiros - COMUT).

Saiba mais: Sistemas de Bibliotecas UFJ

 

2 - Galpão de Máquinas e Núcleo de Prática Agrícolas (NPA) - Local que abriga tratores e implementos agrícolas, conta com almoxarifado de ferramentas, escritório, cozinha, banheiros e vestiário. As máquinas e implementos apoiam as atividades de pesquisas e aulas práticas nas áreas agrícolas e de produção/alimentação animal da Fazenda. Dentre as máquinas e implementos estão: tratores, semeadoras, pulverizadores, grades, arado, sulcador, perfuratriz, roçadora, colhedora, carreta e distribuidora de adubo.

Normas 

Serviços e equipamentos NPA

Serviços e equipamentos Fazenda Escola

Reserva de área Fazenda Escola

 

3 - Laboratório de Anatomia Animal – (Campus Jatobá, Bloco de Anatomia – sala 11) – 08 bancadas inox com banquetas. O material didático é composto por esqueletos completos de bovino, equino, caprino, caninos e suíno e pecas avulsas, conservadas em glicerina e/ou álcool de toda a anatomia de animais domésticos. Há ainda peças secas principalmente do trato digestório e respiratório. Não são utilizadas pelos alunos peças conservadas em em glicerina e/ou álcool de toda a anatomia de animais domésticos. Há ainda peças secas principalmente do trato digestório e respiratório. Não são utilizadas pelos alunos peças conservadas em formol.

Saiba mais: Lab. Anatomia Veterinária 

 

4 - Laboratório de Informática – (Campus Jatobá, Bloco da Agronomia – sala 414) – 20 computadores desktop (processador AMD Athlon™ II X2 B26 processador 3.20GHz), com acesso à internet e software específicos/disciplina.

 

5 - Laboratório de Microbiologia Veterinária – (Campus Jatobá, Bloco 2 – sala 203) - 01 autoclave, 01 destilador, 01 câmara de fluxo lâminar, 01 banho maria, 01 estufa bacteriológica de bancada, 02 câmaras termostáticas, 02 geladeiras, 03 microscópios (02 com defeitos), 01 contador de colônias, 01 agitador de tubo tipo vortex (com defeito), 01 computador, 01 phmetro, 01 computador de mesa, 02 micro-ondas e 01 balança de bancada.

Saiba mais: Lab. de Microbiologia Veterinária 

 

6- Laboratórios de Microscopia (Campus Jatobá, Prédio da Saúde e Ciências Biológicas, salas 7 e 8) - Laboratório destinado ao ensino (cursos de Graduação da UFG/REJ), 21 microscópios Microscópio binocular Olympus CX 31, 7 Microscópio monocular Olympus CBC, 2 Microscópio binocular Nikon Eclipse E-200, 2 Microscópio binocular Nikon Alphaphot-2YS2, 2 Televisor Phillips 29” estéreo com Crystal Clear, 1 Lupa estereoscópio Edulab e 1 Estereoscópio (lista completa de equipamentos disponível em https://cbiologicas.jatai.ufg.br/up/185/o/LEVANTAMENTO_DMP_2017_Microscopia.pdf).

Na disciplina Anatomia Vegetal os alunos têm acesso individual a uma caixa didática com lâminas permanentes, com mais de 30 lâminas de anatomia de folhas, caules, raízes e alguns órgãos reprodutivos.

 

7 - Laboratório de Nutrição Animal (LNA) – (Campus Jatobá, Bloco 2 – sala 202) - Autoclave vertical phoenix, estufa secagem e esterilização FANEN de duas portas, capela de alvenaria com exaustor para digestão de proteínas, capela de exaustão de plástico pequena para soluções, destilador de proteína MARCONI, digestor de fibra para 06 amostras, digestor de fibra para 100 TNT, extrator de gordura ( soxhlet) SOLAB, extrator de gordura (goud) MERSE, banho maria, digestor via micro-ondas (MARS), forno mufla JUNG, incubadora in vitro, estufa de secagem e esterilização azul com branca, 3 dessecadores, 2 balanças duas casas decimais, manta aquecedora, balança de quatro casas decimais, estufa de ventilação forçada grande, estufa de ventilação forçada pequena e moinho de facas tipo wille.

Saiba mais: @labor_nutri_lna

 

8 - Laboratório de Pesquisa em Aquicultura (LAPAQ) – (Fazenda Escola – Produção Animal) - Fundado em 2010 desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, com foco em nutrição de peixes tropicais de água doce e abordagem à saúde e reprodução de peixes. Atualmente, o LAPAQ é congrega estudantes de graduação que realizam atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade remunerada e voluntária e também estágio técnico remunerado e voluntário, além de estudantes de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Zootecnia da EVZ/UFG-Goiânia. Linhas de pesquisa: Nutrição, alimentação e saúde de peixes, Tecnologias e Sistemas de Produção e Fisiologia e metabolismo de peixes de água.

Saiba mais: LAPAQ 

 

9 - Laboratório de Química Analítica - Agitador magnético – Cien Lab (08 unidades); manta aquecedora (05 unidades); estufa – Medclav (1 unidades); balança analítica – Acculab (1 unidades); balança semi-analítica – Acculab (1 unidades); bomba de vácuo – Fanen (1 unidades); fotômetro de chama – Micronal (1 unidades); banho termostatizado – Nova ética (3 unidades); mufla – GP Científica (1 unidades); freezer vertical – Electrolux (1 unidades); destilador de água - Nova técnica (1 unidades); osmose reversa – Tecnal (1 unidades); centrífuga – EVLAB (1 unidades); máquina de gelo – Everest (1 unidades); condutivímetro – GEHAKA (1 unidades).

 

10 - Laboratório de Tecnologia do Sêmen Animal – (em estruturação) 01 freezer, 02 microscópios óticos, 01 microscópio de contraste de fase, vagina artificial, eletroejaculador, lacrado de paleta, 02 capelas de fluxo laminar, vidrarias e reagentes utilizados no tratamento de sêmen.

Saiba mais: Lab. de fisiopatologia da Reprodução

 

11 - Setor de Apicultura – (Fazenda Escola – Produção Animal) - Trabalhos em manejo apícola, produção e beneficiamento de mel. Atualmente há 15 caixas em produção e uma Sala de Beneficiamento completamente equipada para extração higiênica do mel e, em breve, comercialização no Município de Jataí, pois a Sala de Beneficiamento está em processo para obtenção do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Congrega estudantes de graduação que cursam a disciplina Apicultura e aqueles componentes do Grupo de estudo em Apicultura (GETAP).

 

12 - Setor de Aves e Suínos - Fundado no ano de 2010 a estrutura oferece condições para realização de pesquisas com suínos sobre cama, frango de corte e codornas. Os trabalhos são direcionados a pesquisa, ensino e extensão, com foco em nutrição e manejo de suínos e aves (frango de corte e codornas). Participam das atividades realizadas no setor, estudantes de graduação, por meio de aulas práticas e atividades vinculadas ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC), monitores e estagiários.

 

13 - Setor de Bovinos de Corte – (Fazenda Escola – Produção Animal) - Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho de corte. Possibilita aos alunos de graduação o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de corte e é composto por um rebanho (aproximadamente 20 matrizes), pastagens (aproximadamente 30 ha), curral de manejo, curral de confinamento e casa de apoio. Há parcerias com empresas privadas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão nas dependências do setor de Bovinos de Corte. Congrega estudantes de graduação que cursam a disciplinas Bovinocultura de Corte, Estatística em Experimentação Animal e Bioestatística e aqueles componentes do Grupo de estudo em Bovinocultura de Corte (CONFEX).

Saiba mais: @confex.ufj

 

14 - Setor de Bovinos de Leite (Fazenda Escola – Produção Animal) – Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho de leite além do manejo de ordenha. Possibilita aos alunos de graduação, cursando as disciplinas Bovinocultura Leiteira e Bovinocultura Leiteira Aplicada e aos componentes do Grupo de Estudo em Bovinos Leiteiros (GEBL), o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de leite. É composto por rebanho (aproximadamente 25 animais em produção), sala de ordenha, curral de manejo e pastos (aproximadamente 15 há e 2,2 há de canavial).

 

15 - Setor de Forragicultura e Pastagens (Fazenda Escola – Produção Animal) – Constituído de uma área de mais de 4 ha para o desenvolvimento de ensaios experimentais, conta com um "container" de mais de 20 m2 como estrutura de apoio, um Campo Agrostológico irrigado (em estruturação) e é mantido pelo Núcleo de Estudos em Forrageiras Tropicais (NEFOT). Linhas de pesquisa: arquitetura de plantas forrageiras; morfogênese e morfologia de plantas forrageiras; sistemas sustentáveis de produção forrageira; sistemas integrados de produção; produção de feno.

Saiba mais: @nefot_ufj

 

16 - Setor de Ovinos (Fazenda Escola – Produção Animal) - Trabalhos em comportamento, alimentação/pastagens, sanidade, reprodução e registro zootécnico do rebanho ovino. Composto por rebanho ovino (aproximadamente 35 animais), aprisco, escritório/container e pastagens (aproximadamente 3 ha). Possibilita aos alunos de graduação que cursam a disciplina Ovinocultura, Caprinocultura e aos componentes do Núcleo de Estudos em Produção e Reprodução de Caprinos e Ovinos (NEPROC) o acompanhamento/prática do manejo diário de uma fazenda de produção de ovelhas.

Saiba mais: @neproc_ufj

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Disciplinas X Infra estrutura 20 Kb e7a2fa8b4e80aaf728aebc95af0c4d68
Disciplinas X FAZEPA 52 Kb 2b22357edd21c3a3d3fa4a810f34914d