Bibliotecas REJ - infraestrutura

As bibliotecas da UFG – REJ são informatizadas com o sistema Sophia, que permite o controle dos acervos, desde a aquisição, processamento técnico até os serviços de circulação. Oferece aos usuários acesso online ao catálogo e aos serviços de renovação e reserva.

O acervo é composto por materiais de diferentes suportes, dentre livros, CDs, DVDs, periódicos e acervos virtuais (Bases de dados, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, E-books, Normas ABNT para consulta, Periódicos UFG, Portal de Periódicos da CAPES, Repositório Institucional – implantado somente em Goiânia) – Tabela 1.

Tabela 1.

Quantitativo do acervo de livros e periódicos nas Bibliotecas da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás.

Quantidade

Títulos de livros

Exemplares    de livros

Títulos de periódicos

Exemplares de periódicos

Flor-do-Cerrado

Binômino da Costa Lima

Dados coletados no Sophia em 07/12/2018

Acervo - bibliografia básica e bibliografia complementar

A Biblioteca Flor-do-Cerrado localizada no Campus Jatobá, com 2.560 m² de área total, foi inaugurada em 02 de abril de 2018. Com dois pavimentos, oferece espaços adequados para estudo coletivo, individual, laboratório de informática, refeitório, espaço de descanso, sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas e espaços destinados a realização de atividades e eventos culturais e acadêmicos. No total são oferecidos 122 assentos em mesas de estudo coletivo, 64 assentos em mesas de estudo individual, 24 computadores com acesso à Internet, além do acesso à rede de Internet sem fio (Eduroam) e 60 assentos para realização de atividades acadêmicas e culturais no espaço multiuso.

Alguns números importantes da Biblioteca Flor do Cerrado:

• Área total: 2.560 m² (Área do piso térreo: 1.305 m² e Área do piso superior: 1.255 m²)
  • Sala livre para estudo coletivo

Piso térreo: 39,24m²

Piso superior: 50,43 m² (4 salas, com aproximadamente, 19 m²/cada)

• Área do cervo geral (piso térreo): 477,02 m²
  • Sala multiuso (piso superior): 55,17 m²
  • Centro de Informática e Apoio Didático (com 24 computadores): 53,85 m²

De acordo com o Plano de Atualização das Coleções das Bibliotecas da Regional Jataí estão previstos para o período 2019 a 2022 em relação ao acervo bibliográfico:

Ano: 2019 a 2021

Objetivo: Suprir as demandas referentes à Bibliografia Básica e Complementar dos cursos, considerando o indicador 3.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e à Distância do MEC

Propostas: 1) Destinar o recurso para aquisição de materiais informacionais, exclusivamente para atender as demandas de títulos indicados como Bibliografia Básica e Complementar nos PPCs, que ainda não tenham quantidades suficientes para obter o conceito 4 no indicador 3.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e à Distância do MEC. 2) Trabalhar com os cursos na atualização dos títulos e adequação das indicações de acordo com a disponibilidade da obra nas bibliotecas e no mercado editorial.

Ano: 2022

Objetivo: Atualização dos acervos

Propostas: 1) Recursos serão destinados à atualização dos acervos e aquisição de títulos indicados nos PPCs que ainda tenham demanda de acordo com Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e à Distância do MEC; 2) Poderão ser adquiridos títulos que não constem nos PPCs, desde que exista demanda de uso para atendimento as pesquisas ou projetos da Universidade.

Maiores informações, visite nossa página: https://www.bc.ufg.br/

Anne Oliveira

Bibliotecária/Documentalista